| DOENÇAS DO TÓRAX

NÓDULO PULMONAR

 

O nódulo pulmonar é definido como uma lesão circular abaixo de 3cm em um dos pulmões. Ele pode ter dezenas de causas, sendo as mais comuns as infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como a tuberculose.

O achado de um nódulo pulmonar em pacientes fumantes ou naqueles que têm ou tiveram neoplasia em outras partes do corpo constitui achado de maior significância e necessita de acompanhamento especializado. O achado característico do câncer de pulmão inicial é o nódulo pulmonar; por isso, a presença do especialista, como segunda opinião ou para acompanhar o caso em parceria com o clínico geral, é fundamental para uma condução mais acertada.

O diagnóstico do nódulo pulmonar frequentemente é um achado em exames de rotina, pois na maioria dos casos o nódulo pulmonar é assintomático. A tomografia computadorizada é o exame mais indicado, tanto para o seu diagnóstico e acompanhamento quanto para definir as condutas e tratamentos. A biópsia deve ser indicada por especialista e pode ser uma importante ferramenta na investigação do nódulo pulmonar.

Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Morumbi
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo - SP, 05652-900