| DOENÇAS DO TÓRAX
HIPERIDROSE
A hiperidrose é definida como a transpiração excessiva de algumas partes do corpo, como uma resposta exagerada do cérebro aos estímulos. Geralmente afeta a região das axilas, palma das mãos e sola dos pés, mas pode ocorrer no couro cabeludo, abaixo das mamas, nas virilhas ou na face.
A hiperidrose acomete de 1 a 5% da população, sendo mais frequente em adultos jovens e adolescentes, com predomínio em mulheres. Não se trata de uma doença com alto risco de morte. Apesar disso, é uma situação extremamente desconfortável, que causa profundo embaraço social, transtornos de relacionamentos e também alterações psicológicas no paciente, que frequentemente se isola socialmente e adquire hábitos que escondam o seu problema.
O tratamento da hiperidrose depende da gravidade da condição. Existem opções não cirúrgicas para o seu tratamento, mas a avaliação deve ser individualizada. Nos casos mais leves, podem ser indicados medicamentos orais e de uso tópico. A aplicação de Botox também pode ajudar no controle da sudorese. Nos casos em que a intervenção cirúrgica for indicada, a cirurgia preconizada é conhecida como simpatectomia torácica.
Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Morumbi
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo - SP, 05652-900