| DOENÇAS DO TÓRAX

CÂNCER DE PULMÃO


O câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos e, em muitos casos, está associado ao consumode derivados de tabaco. Os sintomas mais comuns da doença são a tosse e o sangramento pelas vias respiratórias. Em indivíduos fumantes, geralmente há modificação no padrão da tosse, como por exemplo, mudança na intensidade ou na frequência desse sintoma. Pneumonia de repetição também pode ser uma manifestação inicial dessa doença. O câncer de pulmão é considerado como uma doença insidiosa, por não apresentar sintomas em suas fases iniciais. Consequentemente, o diagnóstico na maior parte das vezes é feito nos casos de doença avançada.

 

FATORES DE RISCO

 Tabagismo: este é o fator de risco mais conhecido, sendo responsável pelo aumento de 40 vezes na chancede desenvolver câncer de pulmão, quando comparado ao de uma pessoa que não fuma.

 Genética: pessoas que já possuem histórico de câncer de pulmão na família podem ser mais predispostas ao desenvolvimento da doença.

 Agentes químicos: geralmente por exposição a substâncias cancerígenas devido à profissão como, por exemplo, arsênico, amianto ou asbesto.

 Doenças Pulmonares: tuberculose ou doença pulmonar obstrutiva crônica (também conhecidos como enfisema pulmonar e bronquite crônica) são doenças podem aumentar a possibilidade de a pessoa desenvolver câncer de pulmão.

 Alimentação: assim como outros tipos de câncer, a alimentação pode se tornar tanto um fator de risco, como um método de prevenção. O baixo consumo de frutas e verduras, por exemplo, pode contribuir no desenvolvimento do câncer de pulmão.

Hospital Israelita Albert Einstein - Unidade Morumbi
Av. Albert Einstein, 627 - Morumbi
São Paulo - SP, 05652-900