Saímos na BAND: Estudo rastreia câncer de pulmão

FONTE: Viva Bem, da BAND

Pesquisa, que já conta com 300 voluntários, é feita com a realização de tomografia computadorizada de baixa dosagem

 

O Hospital Israelita Albert Einstein está realizando um estudo com pacientes fumantes para a detecção precoce do câncer de pulmão. A pesquisa, que já conta com 300 voluntários, é feita com a realização de tomografia computadorizada de baixa dosagem, exame que usa menor dose de radiação.

 

Programa do Albert Einstein terá análise de equipe multidisciplinar

 

A avaliação dos exames é feita por uma equipe multidisciplinar composta pela radiologia, pneumologia e cirurgia torácica. “No Brasil, onde mais de 90% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados em fase avançada, esse tipo de ação favorece o seu diagnóstico precoce, tratamento e a cura”, diz Ricardo Sales dos Santos, cirurgião torácico e coordenador da pesquisa. “Nossa meta é chegar a 1 mil participantes. Esse é o primeiro estudo desse tipo feito com grande número de pacientes na América Latina. Nos EUA, estudos similares omprovaram a eficácia da de tomografia na detecção da doença”.

 

Interessados em participar do estudo devem ser fumantes ou ex-fumantes que pararam de fumar há menos de 15 anos, com idade entre 55 e 74 anos, e sem sintomas respiratórios e cardíacos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *