Pesquisa: Low-dose CT screening for lung cancer in Brazil: a study protocol

Devido à ausência de estudos para o rastreamento do câncer de pulmão (CP) na população brasileira, foi iniciado um projeto com o intuito de avaliar a capacidade de rastreamento populacional do CP por meio de TC de baixa dosagem (TCBD) de tórax, integrado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde. O objetivo da presente carta foi descrever o delineamento e os métodos do Projeto de Detecção Precoce do Câncer de Pulmão (ProPulmão), o qual foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein (CAAE 02087012.1.0000.0071).

 

Para o desenvolvimento do projeto, a amostra final será composta por 1.000 indivíduos, os quais estão sendo recrutados desde 2013, a partir de chamadas públicas em veículos de comunicação da região metropolitana de São Paulo e de parcerias com outros serviços de atendimento à comunidade. O tamanho da amostra foi calculado com base em estudos internacionais prévios que abordaram o mesmo tema.

 

Os critérios de inclusão são os seguintes: indivíduos assintomáticos respiratórios; ter idade entre 55 e 74 anos; ser fumante com história tabágica de pelo menos 30 anos-maço ou ser ex-tabagista há no máximo 15 anos; e aceitar participar da pesquisa assinando o termo de consentimento livre e esclarecido. Os critérios de exclusão incluem os indivíduos que não consigam realizar o exame tomográfico, gestantes, aqueles submetidos à radioterapia prévia na região torácica ou que tenham doenças crônicas severas, como doenças cardiovasculares, pulmonares, hepáticas, renais ou metabólicas.

 

O desfecho primário analisado é o diagnóstico precoce de CP. Contudo, também é realizada uma avaliação multidisciplinar para o diagnóstico diferencial de outras patologias relacionadas ao vício tabágico e doenças infecciosas comuns em nosso meio, como a tuberculose.

 

PARA TER ACESSO AO ESTUDO COMPLETO CLIQUE AQUI

 

Contributor Information
Ricardo Sales dos Santos, Centro de Cirurgia Torácica Minimamente Invasiva, Robótica e Broncoscopia, Hospital Israelita Albert Einstein; e Investigador Principal, ProPulmão, São Paulo (SP) Brasil.

Juliana Franceschini, ProPulmão, São Paulo (SP) Brasil.

Fernando Uliana Kay, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo; e Médico, Departamento de Apoio Diagnóstico, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP) Brasil.

Rodrigo Caruso Chate, Departamento de Apoio Diagnóstico, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo (SP) Brasil.

Altair da Silva Costa, Júnior, Ambulatório de Cirurgia Torácica Infantil, Disciplina de Cirurgia Torácica, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP) Brasil; e Professor, Disciplina de Cirurgia Torácica, Faculdade de Medicina do ABC, Santo André (SP) Brasil.

Fernando Nunes Galvão de Oliveira, CLION/GRUPO CAM, Salvador (BA) Brasil.

André Luiz Cavalcante Trajano, Instituto Cardiopulmonar, Salvador (BA) Brasil.

José Rodrigues Pereira, Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, São Paulo (SP) Brasil.

Jose Ernesto Succi, Disciplina de Cirurgia Torácica, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo (SP) Brasil.

Roberto Saad, Junior, Faculdade de Ciências Médicas, Santa Casa de São Paulo, São Paulo (SP) Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *